Clínica de Repouso "Nosso Lar":
Há 42 anos prestando serviços a comunidade
Foto: Leeg Design e Informação
A Clínica de Repouso "Nosso Lar" (CRNL), sucessora da Associação Filantrópica Espírita de Adamantina (AFEA), situada na avenida Hermenegildo Lopes Pedroso, n°. 500, na cidade de Adamantina (SP), foi idealizada por um grupo de pessoas da cidade referida, que tinha como objetivo fundar uma entidade de atendimento a menores doentes mentais e/ou dependentes químicos.
A entidade foi fundada em setembro de 1969, na cidade de Adamantina e instítuida por uma diretoria eleita, tendo na época como presidente o senhor João Pozzeti e outros fundadores.
Em agosto de 1980, a entidade iniciou atendimento voltado a internações temporárias para tratamentos psiquiátricos e de dependência química. Este trabalho vem sendo realizado pela entidade há 30 anos. Foram extremamente difícieis os primeiros tempos da clínica. Diante da escassez dos recursos financeiros, o atendimento aos pacientes era inevitavelmente simples, mas, compatível com a psiquiatria da época.
Somente por volta dos anos 90, grandes mudanças ocorreram, marcando uma nova época na vida clínica.
Com a nova política, mais recursos do SUS e eventos beneficentes desenvolvidos e organizados pelos funcionários e diretores, consequentemente tornou-se viável grande melhoria em todos os aspectos da clínica. Muitos funcionários foram contratados, sobretudo médicos e equipe técnica especializada.
As instalações foram melhoradas e a própria dinâmica da clínica transformou-se, possibilitando a humanização da assistência aos pacientes.
Os sensíveis progressos técnicos então obtidos, seguindo vigorosamente portarias do Ministério da Saúde e um rico Projeto Terapêutico, levaram a clínica a ser classificada como psquiatria IV, modelo em várias inspeções e vistorias realizadas na época.
Atualmente, a clínica trabalha de forma moderna e dinâmica no atendimento psiquiátrico, enfatizando os eventos da psiquiatria clínica na sua constante atualidade diagnóstica e adequado uso de psicofármacos. Aliados ao trabalho de abordagem interdisciplinar com a participação efetiva de seu quadro médico e seus técnicos de nível superior, as atividades são desenvolvidas com os recursos da psquiatria dinâmica, em suas abordagens grupais e individuais na prática hospitalar, visando um tratamento mais humano a seus pacientes para dessa forma reintegrá-los à sociedade de modo mais digno e eficaz.
Há ainda uma equipe interdisciplinar de profissionais, auxiliares e pessoal de apoio inteiramente dedicado à população de inrernados, além de oferecer condições de alojamento, alimentação, lavanderia, limpeza e toda infra-estrutura logística de acordo com as exigências municipais, estaduais e federais,
A Clínica possui uma Diretoria e um Conselho Deliberativo, que atuam como voluntários, portanto, não remunerados. Para a operacionalização de suas atividades a nível remunerado possui uma Diretoria Clínica e Diretoria Administrativa que trabalham em suas atribuições específicas, mas, harmonicamente, visando a melhor assistência possível aos pacientes da instituição.
A clientela atendia por esta instituição consiste em pacientes maiores, de ambos oa sexos. Para tal, possui um total de 152 leitos, 100% conveniados com o SUS, distribuidos de acordo com o perfil diagnóstico dos mesmos, sendo destes, 56 para o sexo feminino e 96 para o sexo masculino. Do total de leitos masculinos existe uma população residente (moradores/determinação judicial) de 30 pacientes e 29 no total de leitos femininos, todos maiores de idade.
O atendimento direcionado aos pacientes psicóticos e dependentes químicos é realizado conforme sua especificidade, acompanhados de estratégias terapêuticas e projetos específicos, os quais constam a seguir de forma detalhada e específica em cada área.
Tempo mínimo e máximo de itnerçaão: Psicótico - até 45 dias - Dependentes Quimicos - até 30 dias. Moreadores - tempo indeterminado.
O grande esforço da entidade nos dias atuais é de elevar e manter o nível do seu trabalho com parcerias e projetos com a comunidade em geral.
Com o objetivo de oferecer um atendimento de alto nível, a instituição mantém um quadro de 122 funcionários, apesar das dificuldades nótorias do setor de saúde em nosso país.
Arquivo da Entidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário